Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

CONTATO

imachine techplus
Please reload

Posts Recentes

Quais os impactos da manutenção preditiva no seu negócio?

7/31/2018

Manter a linha de produção sem nenhuma interrupção não planejada é uma das formas mais eficazes de garantir o bom desempenho do seu negócio. E a manutenção preditiva é a melhor indicação para evitar interrupções e assegurar resultados positivos.

 

 

 

Estudos de vibrações, detecção de possíveis vazamentos, termografia de sistemas, análise estrutural de peças e componentes e outras técnicas são algumas práticas que fazem parte do cotidiano da manutenção preditiva. 

 

Os objetivos principais são antecipar problemas, garantir a segurança e a vida útil dos equipamentos e, por fim, antecipar coerentemente a correção de falhas, gerando uma redução de até 30% nos investimentos totais em maquinários e de até 50% no custo real de manutenção. 

 

É muito comum nos depararmos com o termo previsibilidade quando falamos de manutenção preditiva. Imagine: e se você soubesse quando sua máquina irá quebrar? É possível estar preparado para esse cenário, além de ser possível adquirir uma vantagem competitiva alinhando a estratégia de produção à manutenção preditiva online. Esse tipo de manutenção é caracterizada pela previsibilidade da deterioração do equipamento, prevenindo falhas por meio do monitoramento dos parâmetros principais com o equipamento em funcionamento.

 

Os resultados da manutenção preditiva não demoram a aparecer, essa
técnica de manutenção garante previsibilidade aos setores de manutenção e de
produção.

 

É claro que a previsibilidade varia de acordo com a situação encontrada nos equipamentos e no ambiente industrial. Por exemplo, um equipamento muito velho, sem um plano de manutenção adequado, fatalmente levará a uma previsibilidade baixa em comparação a um equipamento novo com uma estratégia muito bem definida de manutenção.

 

Empresas orientadas para forte planejamento estratégico devem criar mecanismos e metodologias que assegurem a previsibilidade alta de possíveis interrupções para manutenção. Eles também asseguram a continuidade da produção e o controle sobre os custos operacionais.

 

Quais os impactos da manutenção preditiva a curto prazo?

 

Para iniciar a manutenção preditiva em uma empresa, é necessário um plano apropriado de implementação. 

 

Muitas vezes o investimento inicial pode ser significativo nessa primeira etapa, pois ele estará garantindo vários custos pontuais, como instalações, levantamento de necessidades, elaboração de procedimentos etc. Porém, reduções nos custos certamente serão notadas conforme o tempo for passando.
 

A atuação de especialistas em manutenção preditiva é essencial para um bom planejamento e estruturação dos processos. Com um investimento relativamente elevado na fase inicial, a economia de custos começa a surtir efeito após um determinado período de tempo, resgatando o investimento exponencialmente. 

 

Por isso, é preciso um planejamento estratégico que contemple orçamento e previsão de produção de curto a médio prazo.
 

Quais os impactos a médio prazo?

 

Os resultados já podem ser observados em poucos meses após a implementação da fase inicial da manutenção preditiva.

 

1. Controle de mau funcionamento
A redução de falhas em equipamentos é visível em pouco tempo. Caso a empresa já tenha o histórico de falhas e emergências de correção, é possível medir as falhas antes e depois da implementação da manutenção preditiva.

 

2. Gastos programados
É possível programar a aquisição de equipamentos novos, recursos humanos e
suprimentos, e também controlar a manutenção dos equipamentos, reduzindo interrupções de produção e custos emergenciais ou sobressalentes.

 

3. Maior segurança
O controle da manutenção preditiva engloba a segurança ambiental, pessoal e mecânica. 

 

O uso responsável dos equipamentos proporciona planejamento de descarte de resíduos, e a manutenção mecânica diminui acidentes no local de trabalho — um ganho significativo na segurança do trabalhador. 

 

A redução de custos com acidentes de trabalho e treinamento de recursos humanos proporciona maior segurança na operação.
 

4. Vida útil dos equipamentos
As informações históricas sobre cada equipamento podem ajudar a determinar parâmetros de confiabilidade e otimização. Essas informações estão disponíveis para auxiliar a gerência na tomada de decisão.

 

O planejamento dos equipamentos é essencial para a previsão de orçamento. Com a manutenção preditiva, é possível prever quando será necessário consertar, trocar ou comprar equipamentos melhores. 

 

 

Com esse controle, a produtividade é otimizada e as máquinas operam por mais tempo sem inúmeras interrupções, favorecendo a qualidade do item produzido.

 

E os impactos a longo prazo?

 

Um estudo da Plant Performance Group, parte da Techonology of Energy Corporation, indicou porcentagens relevantes na diminuição de custos e no aumento de rentabilidade a médio e longo prazo nas empresas estudadas. 

 

Confira a relação entre os benefícios pesquisados e o percentual de progresso durante a análise:

 

  • Redução dos custos de manutenção: 50 a 80%

  • Redução das falhas nas máquinas: 50 a 60%

  • Redução de estoque de sobressalentes: 20 a 30%

  • Redução de horas extras para manutenção: 20 a 50%

  • Redução do tempo de parada das máquinas: 50 a 80%

  • Aumento da vida útil das máquinas: 20 a 40%

  • Aumento da produtividade: 20 a 30%

  • Aumento dos lucros: 25 a 60%

Além dessas vantagens relacionadas estritamente à produção interna da empresa, um dos maiores benefícios da manutenção preditiva a longo prazo é o controle integral da produção, que permite previsão e atendimento on demand com qualidade.

 

Outra consequência é o aumento da competitividade e da confiabilidade dos produtos e serviços no mercado, conferindo uma melhor imagem da empresa entre clientes, fornecedores e competidores, e aumentando consideravelmente o valor da marca.
 

A manutenção preditiva pode ser implementada em qualquer tipo de indústria, independente do seu porte. Consulte nossos especialistas para saber como utilizar essa metodologia de forma personalizada no seu negócio!
 

 


 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Social Icon