Como a IoT potencializa a Manutenção Preditiva
Veja quais são as principais vantagens que a IoT oferece para fazer a manutenção preditiva fazer a diferença nas indústrias!
A manutenção preditiva tem um grande aliado que merece destaque especial como braço direito da indústria 4.0, que é a IoT (Internet of Things).
Sem ela, boa parte do processo de revolução que a indústria passa estaria estagnado já que ela, a IoT, é o meio que conecta todos os setores de manufatura, transporte e logística.
Por isso mesmo, neste artigo nós vamos conhecer os fatores que fazem a IoT potencializar a manutenção preditiva. Confira!
IoT potencializa manutenção preditiva
Dos avanços recentes em tecnologia para manutenção preditiva, a IoT é a responsável por conectar as máquinas.
Por meio de sensores tecnológicos, a IoT ajuda na manutenção preditiva fazendo o monitoramento do desempenho das máquinas de qualquer lugar.
Além disso, podemos afirmar que hoje não há limites para o que a IoT pode oferecer para facilitar o processo de fabricação industrial.
Ou seja, quanto mais a manutenção preditiva entende e aprende com os dados coletados das máquinas fabris através da IoT, mais rápido o gestor recebe o aviso sobre as falhas que poderão ocorrer na linha produção.
Maior controle
Será que existe algo mais precioso para o gestor de uma produção industrial do que a capacidade de controlar todo o processo produtivo? Pois isso é exatamente o que a IoT pode oferecer nas indústrias 4.0.
A partir de um monitoramento completo e criterioso sobre a operação de cada equipamento, a IoT melhora o controle de qualidade dos produtos, assim como das práticas sustentáveis, ecológicas e do estoque.
Obter maior controle sobre a operação das indústrias modernas é um dos principais diferenciais da IoT e, em paralelo, consegue dar mais eficiência à linha de produção e a redução dos custos de manutenção.
Economia
Pesquisas sobre manutenção preditiva feitas pelo Departamento de Energia dos EUA, dizem que uma indústria pode economizar os custos de energia e manutenção em até 30%, eliminar interrupções em até 45% e, por fim, diminuir o tempo de inatividade das máquinas em até 75%.
Os antigos modelos de manutenção preditiva exigiam técnicos altamente treinados para analisar os resultados e isso tinha um custo elevado.
Graças à tecnologia IoT, a manutenção preditiva hoje é móvel e baseada em nuvem, tornando-se mais econômica para o empresário da indústria.
Dados em nuvem
Hoje em dia não adianta usar apenas um software de monitoramento de dados para controlar a produção industrial.
É preciso armazenar todas as informações que foram coletadas e aproveitá-las para melhorar o desempenho da companhia.
Com a IoT, hoje, os dados sobre o desempenho dos equipamentos são enviados diretamente para a nuvem.
Uma das vantagens de integrar a Internet of Things (IoT) às fábricas inteligentes é que a tecnologia disponível atualmente consegue delegar tarefas para o sistema automaticamente.
Isso acontece devido à conexão que a IoT permite fazer entre os sensores inseridos nas máquinas das fábricas.
Por exemplo, o sistema consegue acionar a ventilação de uma máquina quando identificam que a temperatura dela ultrapassou o limite.
Conclusão
Conseguiu perceber a importância da IoT para o desenvolvimento da indústria 4.0 e, consequentemente, da manutenção preditiva?
Uma grande parcela do sucesso da Indústria 4.0 está atrelado à IoT. Por isso, a Internet das Coisas e seu exército de sensores conectados são os mais indicados para monitorar desde o processo de produção até cada uma das máquinas.
Serão com esses insights criados em tempo real que a sua indústria conseguirá ganhar eficácia operacional conhecendo a condição exata do equipamento.
Por isso, o iMachine oferece as principais ferramentas para tornar a sua operação mais rentável e produtiva. Entenda mais sobre nossa solução!
Comments