Posts Recentes

Como a IoT potencializa a Manutenção Preditiva

Veja quais são as principais vantagens que a IoT oferece para fazer a manutenção preditiva fazer a diferença nas indústrias!

A manutenção preditiva tem um grande aliado que merece destaque especial como braço direito da indústria 4.0, que é a IoT (Internet of Things).

Sem ela, boa parte do processo de revolução que a indústria passa estaria estagnado já que ela, a IoT, é o meio que conecta todos os setores de manufatura, transporte e logística.

Por isso mesmo, neste artigo nós vamos conhecer os fatores que fazem a IoT potencializar a manutenção preditiva. Confira!

IoT potencializa manutenção preditiva

Dos avanços recentes em tecnologia para manutenção preditiva, a IoT é a responsável por conectar as máquinas.

Por meio de sensores tecnológicos, a IoT ajuda na manutenção preditiva fazendo o monitoramento do desempenho das máquinas de qualquer lugar.

Além disso, podemos afirmar que hoje não há limites para o que a IoT pode oferecer para facilitar o processo de fabricação industrial.

Ou seja, quanto mais a manutenção preditiva entende e aprende com os dados coletados das máquinas fabris através da IoT, mais rápido o gestor recebe o aviso sobre as falhas que poderão ocorrer na linha produção.

Maior controle

Será que existe algo mais precioso para o gestor de uma produção industrial do que a capacidade de controlar todo o processo produtivo? Pois isso é exatamente o que a IoT pode oferecer nas indústrias 4.0.

A partir de um monitoramento completo e criterioso sobre a operação de cada equipamento, a IoT melhora o controle de qualidade dos produtos, assim como das práticas sustentáveis, ecológicas e do estoque.

Obter maior controle sobre a operação das indústrias modernas é um dos principais diferenciais da IoT e, em paralelo, consegue dar mais eficiência à linha de produção e a redução dos custos de manutenção.

Economia

Pesquisas sobre manutenção preditiva feitas pelo Departamento de Energia dos EUA, dizem que uma indústria pode economizar os custos de energia e manutenção em até 30%, eliminar interrupções em até 45% e, por fim, diminuir o tempo de inatividade das máquinas em até 75%.

Os antigos modelos de manutenção preditiva exigiam técnicos altamente treinados para analisar os resultados e isso tinha um custo elevado.

Graças à tecnologia IoT, a manutenção preditiva hoje é móvel e baseada em nuvem, tornando-se mais econômica para o empresário da indústria.

Dados em nuvem

Hoje em dia não adianta usar apenas um software de monitoramento de dados para controlar a produção industrial.

É preciso armazenar todas as informações que foram coletadas e aproveitá-las para melhorar o desempenho da companhia.

Com a IoT, hoje, os dados sobre o desempenho dos equipamentos são enviados diretamente para a nuvem.

Uma das vantagens de integrar a Internet of Things (IoT) às fábricas inteligentes é que a tecnologia disponível atualmente consegue delegar tarefas para o sistema automaticamente.

Isso acontece devido à conexão que a IoT permite fazer entre os sensores inseridos nas máquinas das fábricas.

Por exemplo, o sistema consegue acionar a ventilação de uma máquina quando identificam que a temperatura dela ultrapassou o limite.

Conclusão

Conseguiu perceber a importância da IoT para o desenvolvimento da indústria 4.0 e, consequentemente, da manutenção preditiva?

Uma grande parcela do sucesso da Indústria 4.0 está atrelado à IoT. Por isso, a Internet das Coisas e seu exército de sensores conectados são os mais indicados para monitorar desde o processo de produção até cada uma das máquinas.

Serão com esses insights criados em tempo real que a sua indústria conseguirá ganhar eficácia operacional conhecendo a condição exata do equipamento.

Por isso, o iMachine oferece as principais ferramentas para tornar a sua operação mais rentável e produtiva. Entenda mais sobre nossa solução!

Siga-nos
Tags
Arquivos
  • Facebook Social Icon

CONTATO

Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

imachine techplus
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle