Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

CONTATO

imachine techplus
Please reload

Posts Recentes

Indústria 4.0 na prática: exemplo de tecnologias atuais

1/8/2019

Conheça as principais ferramentas da Indústria 4.0 que já estão trazendo resultados significativos para o setor industrial.

 

 

 

O setor industrial já vive a realidade das novas tecnologias e mecanismos inteligentes que constituem o conceito de indústria 4.0.

 

Alemanha, Estados Unidos e China largaram na frente ao implementarem processos digitais para manutenção preditiva, robótica e Big Data, por exemplo.

 

Mas, quais são as tecnologias da indústria 4.0 que já estão sendo usados pelas empresas no mundo?

 

Neste artigo, a Techplus mostra as principais ferramentas que a Indústria 4.0 oferece para otimizar, organizar e tornar a operação mais inteligente. Confira!

 

Tecnologias da Indústria 4.0 na prática

 

Manutenção preditiva


Este é um dos pilares da Indústria 4.0 já que as tecnologias permitem que a linha de produção não tenha interrupções desnecessárias.

 

Isto é, as máquinas passam a estipular o momento certo para sua própria manutenção, sem a interferência do gestor.

 

Tudo isso funciona por meio de sensores implementados nos equipamentos fabris que avaliam e informam ao gestor sobre variações no desempenho.

 

Desta forma, os primeiros sinais de falhas são rapidamente detectados, corrigidos e, assim, a produção se torna mais otimizada.

 

 

Além disso, as tarefas mais mecânicas e repetitivas passam a fazer parte do trabalho dos robôs e os funcionários ganham tempo em processos  de rotina. 

 

Um dos principais exemplos mundiais de aplicação da manutenção preditiva com a Indústria 4.0 é a fábrica da Philips, na Holanda.

 

Lá funciona um modelo da empresa que produz barbeadores elétricos com uma equipe formada por nove colaboradores e 128 robôs. A vantagem é que trabalham de forma ininterrupta por um dia inteiro e durante todos os dias do ano.

 

Digitalização de processos


A tecnologia levou os papéis para dentro da tela dos smartphones e hoje os gestores e colaboradores estão conectados ao sistema mesmo longe um do outro.

 

Ou seja, todo o processo que envolve as tarefas dos colaboradores é feito em um ambiente onde o gestor acompanha tudo em tempo real.

 

A fábrica da Embraer, que fica em São José dos Campos (SP), por exemplo, digitalizou diversas etapas da produção de seus aviões. 

 

Graças à indústria 4.0, hoje os engenheiros desenvolvem projetos de aeronaves que são visualizados pelos operários em tablets com acompanhamento em tempo real pelo gestor.

 

Já a marca Black&Decker integrou a Indústria 4.0 em sua fábrica em Minas Gerais com o gerenciamento online e automação dos processos. 

 

O objetivo era disciplinar o relacionamento entre produção e manutenção e reduzir os ruídos no fluxo de trabalho. 

 

Ao aplicar a tecnologia, a empresa registrou aumento em 20% na eficiência geral do equipamento e redução de 32% na ocorrência de paradas nas máquinas.

 

Impressora 3D


Essa tecnologia invadiu o setor industrial em sua quarta revolução e permite produzir peças em todos os formatos e tamanhos imagináveis.

 

Com esta novidade implementada na Indústria 4.0, uma das empresas que aderiu ao conceito foi uma fábrica da Boeing em Everett, nos EUA.

 

Lá são desenvolvidas milhares de peças e componentes em impressoras 3D que são usados na construção de seus aviões. Incrível, não é mesmo?

 

Big Data & Automação


Reunir dados de forma inteligente que servem como parâmetros para a produção industrial da própria fábrica. Esta é a uma das funções de sistemas de Big Data e Automação que fazem parte do conceito da Indústria 4.0.

 

Ao colher informações e armazená-las de forma inteligente, as máquinas permitem a fabricação de produtos personalizados em escala industrial.

 

Exemplo disso é a fábrica da Siemens, em Amberg, Alemanha, onde a implementação do conceito de indústria 4.0 multiplicou a produção.


Ao trabalhar com suas máquinas conectadas, em pouco mais de duas décadas, o aumento da produção cresceu oito vezes.

 

O futuro está logo ali


Ao aplicar as tecnologias disponíveis, hoje as empresas do setor industrial ganham mais produtividade e eficiência nas operações.

 

Melhorar processos e utilizar sistemas e equipamentos inteligentes ajuda a gestão da indústria a entregar resultados cada vez mais assertivos.

 

Sendo assim, a partir desses exemplos de implementações das tecnologias da Indústria 4.0, você pode se inspirar a aplicá-la em seu negócio. Qual deles te impacta mais? Conte para gente pelos comentários! 

 

E se quer saber como a iMachine já faz parte da modernização de diversas indústrias, clique aqui e saiba mais sobre como funciona este sistema! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Social Icon