Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

CONTATO

imachine techplus
Please reload

Posts Recentes

Indústria 4.0: como o conceito está revolucionando o chão de fábrica no Brasil

3/28/2019

Saiba porque a indústria 4.0 não é só uma tendência, mas sim uma realidade no Brasil  - apesar de ainda ter muito campo para crescer!

 

 

 

Vivemos uma nova era de mudanças no setor industrial após três revoluções e, hoje, há o conceito de indústria 4.0, que também é conhecido como manufatura avançada.

 

Basicamente, a tecnologia aparece como alavanca para mais uma mudança nos processos produtivos do chão da fábrica.

 

No passado saímos das máquinas à vapor e linhas de montagem por etapas, indo direto para uma produção baseada em eletricidade.

 

O último passo em direção à indústria 4.0 aconteceu após a segunda guerra mundial quando passamos a utilizar dados científicos para melhorar a produção industrial.

 

Hoje, a partir da tecnologia IoT (Internet of Things), um dos pilares da nova revolução industrial, a estrutura das fábricas funciona de maneira totalmente diferente do que era antes.

 

Neste artigo vamos te contar como o conceito de Indústria 4.0 está revolucionando o chão de fábrica no Brasil. Confira!

 

Indústria 4.0 muda o chão da fábrica

 

A mais notável mudança promovida pela indústria 4.0 no chão das fábricas do Brasil e do mundo é sentida nos ouvidos dos colaboradores e no ganho de espaço físico.

 

Hoje mais vazias, as fábricas estão também mais silenciosas perto da antiga rotina. 
Outra novidade desta revolução é que os funcionários são os responsáveis pela fiscalização das máquinas, e não mais pela operação.

 

São diversas tecnologias que trabalham de maneira integrada no novo setor industrial como a que identifica cada peça como se cada uma tivesse um RG próprio.

 

Porém, uma das inovações mais interessantes é a possibilidade de a máquina identificar qualquer problema nela mesma - e ainda mostrar qual peça está com defeito.

 

É como se uma fábrica tivesse vida própria, e assim, o poder de separar uma peça que por acaso saia do normal ou demonstre anomalia. 
 

Pilares da indústria 4.0

 

Nesse cenário as máquinas da Indústria 4.0 tomam decisões sozinhas tão naturalmente quanto podem ser consertadas de longe por técnicos trabalhando do outro lado do mundo.

 

Vivemos a quarta revolução industrial e ela é baseada em nove principais pilares:

  • Big data e análise de dados

  • Cloud computing

  • Impressão 3D

  • Internet of Things (Internet das coisas) ou IoT

  • Integração

  • Realidade aumentada

  • Robótica

  • Segurança Cibernética

  • Simulação
     

Big data e análise de dados
Responsável por reunir todas as informações de um sistema em uma estruturada digital feita de forma organizada para facilitar a análise de tudo o que o sistema captar na operação industrial.


Cloud computing


Permite ao sistema armazenar qualquer tipo de dado em nuvens, por isso funciona como um banco de dados virtual.


Impressão 3D


Facilita e, sobretudo, agiliza o processo de produção da indústria. Além de ampliar as possibilidades de desenvolvimento de produtos esta tecnologia também orienta a elaboração de peças da linha de produção das fábricas.


Internet of Things (Internet das coisas) ou IoT


Os sensores e softwares inteligentes da IoT fazem a conexão entre os equipamentos das fábricas e os sistemas de gestão.


Integração


Neste novo modelo de fábrica, todo o sistema interno da indústria passa a ser integrado com o ecossistema composto por cliente, fornecedor, distribuidor, parceiro, etc.


Realidade aumentada


Contribui para que as máquinas da indústria 4.0 possam ser operadas à distância e assim aumentar a eficiência da manutenção. Além disso, ajuda a instruir e treinar colaboradores.


Robótica


Ao invés de tomar o lugar do trabalhador os robôs ajudam a aumentar o processo produtivo e ainda reduzem custos.


Segurança Cibernética


Vem como aliada da internet das coisas e do armazenamento em nuvens. Como os dados e equipamentos estarão interligados a uma rede, será primordial ter procedimentos de governança de TI.


Simulação
A simulação computacional possibilita que o gestor tenha a visão real da fábrica a partir do ambiente virtual, visando a decisão mais assertiva para a otimização de recursos.

 

Hoje, os países que já começam a trilhar o caminho da indústria 4.0 são Alemanha, China, EUA e, acreditem, o Brasil.

 

De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 70% das grandes empresas do setor industrial brasileiro já usam pelo menos uma tecnologia da indústria 4.0.  

 

Porém, considerando todas as indústrias nacionais, apenas 4% se enquadram neste conceito segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
 

Setores de maior incisão da indústria 4.0


As fábricas de automóveis puxam a fila entre os setores que se destacam pela implantação da manufatura avançada na operação.

 

Por outro lado, a tecnologia que temos hoje é a responsável por mover toda a cadeia, inclusive obrigando a adaptação dos seus fornecedores.

 

Quanto mais conectividade nas indústrias, mais os produtos poderão ser manufaturados no tempo certo para ser consumido. E a partir da ideia de uma linha de produção por demanda podemos imaginar o fim da necessidade de um estoque.

 

No entanto, para que em breve os pátios da maioria de nossas fábricas esteja no mesmo trilho da indústria 4.0, é preciso avançar no básico que é acesso a internet rápida e com preços acessíveis.

 

E você, já está no caminho da indústria 4.0! Descubra a solução iMachine e descubra o que ela pode fazer por seu negócio!

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Social Icon