Conheça as vantagens da IoT na indústria 4.0
Conheça as mudanças significativas que a IoT pode promover na operação das empresas inseridas no conceito indústria 4.0.
A nova revolução industrial, ou indústria 4.0, tem um fator primordial: a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), que traz diversas vantagens para as empresas que atuam neste segmento.
O conceito “Indústria 4.0” tem como premissa a conexão entre todas as máquinas que compõem o espaço industrial, assim como dispositivos e equipamentos que servem para otimizar o dia a dia da operação.
Com o avanço da tecnologia, a indústria 4.0 floresceu, e a IoT agora consegue integrar diferentes aparelhos em prol da evolução destas companhias. Cada vez mais sensores, câmeras e sistemas estarão monitorando todo o processo produtivo industrial, avaliando e supervisionando o desempenho dos equipamentos.
Tudo isso tem como objetivo principal economizar recursos e o tempo médio gasto para a produção, além de elevar a qualidade dos produtos.
Quais são as vantagens da IoT na indústria 4.0
Otimizar o processo de produção da indústria é o principal motivo para a aplicação da IoT na linha de produção das fábricas.
Isto acontece porque ela permite que os equipamentos que compõem o pátio industrial de uma empresa hoje possam estar conectados em rede. Ou seja, isto faz com que todo o maquinário industrial trabalhe de maneira automática por meio de sensores inteligentes altamente programáveis.
A principal diferença para o atual cenário industrial, que já é recheado de equipamentos modernos, é que existem pessoas responsáveis pelo controle dessas máquinas.
Com a indústria 4.0, o que o mercado pode esperar é que, em alguns anos, estas máquinas sejam independentes e interajam entre si e também com o sistema geral da indústria. Isso significa que os equipamentos poderão tomar decisões sem a intervenção humana.
Abaixo listamos algumas funções que as máquinas terão controle de fazer sozinhas a partir das mudanças promovidas pela indústria 4.0:
Ligar/Desligar
Acelerar produção
Reduzir materiais
Solicitar suprimentos
A Internet das Coisas aplicada à indústria 4.0 traz vantagens também para os gestores e, consequentemente, para os processos e métodos usados nas empresas.
Com a inserção de dispositivos e sensores tecnológicos, cada vez mais fábricas terão seus dados coletados e armazenados na nuvem. Isto permite que os tomadores de decisão das empresas tenham acesso rápido e fácil à todas as informações da empresa e de seus colaboradores.
Fábricas inteligentes
Outra vantagem da IoT para a indústria 4.0 é fazer com que toda a operação se torne independente.
Ao aplicar os diversos equipamentos tecnológicos desenvolvidos para otimizar a operação das fábricas, dentro de pouco tempo, o cenário industrial será composto por empresas com processos produtivos inteligentes, ou seja, a intervenção humana se tornará cada vez menos necessária.
Isto significa que a indústria 4.0 será composta por fábricas capazes de alertar o gestor sobre os níveis de materiais disponíveis em estoque antes que acabem, evitando que isso interfira na linha de produção.
Além disso, a independência das máquinas com relação à intervenção do homem promoverá uma significativa redução de erros que são comuns na operação das fábricas.
Por fim, vale ressaltar ainda que a prevenção de falhas nos equipamentos é outra vantagem da IoT para as empresas do setor industrial.
Para isso, sensores são instalados nas máquinas das fábricas a fim de monitorar toda e qualquer alteração em seu desempenho. Desta forma, o gestor consegue antecipar possíveis falhas e promover a manutenção antes que elas ocorram.
Resumindo, os benefícios da Internet das Coisas para a indústria 4.0 são:
Aumento de produtividade;
Novas estratégias de produção;
Automatização;
Identificação de falhas antecipadamente;
Controle de máquinas;
Monitoramento de consumo de energia;
Melhorias na área de cibersegurança;
Soluções de segurança.
E então, o que achou sobre as vantagens da Internet das Coisas para a indústria 4.0? Se quiser saber mais, entre em contato!
Comments