Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

CONTATO

imachine techplus
Please reload

Posts Recentes

Manutenção Preditiva: como reduzir despesas no setor industrial

9/26/2018

Conheça as principais inovações tecnológicas em manutenção preditiva e saiba como aumentar a produtividade das indústrias e reduzir gastos nas operações


O setor industrial passa por mais um momento de transformação por meio de novas tecnologias que deram um novo rumo para a manutenção preditiva na indústria 4.0.

 

Hoje, um dos pilares da indústria 4.0 é a inovação, e gradativamente toda operação industrial acabará adotando as novas tendências tecnológicas  como Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT) em sua operação.

 

Através do uso correto dessas ferramentas, a indústria consegue potencializar sua produção, ter mais assertividade em manutenção e reduzir custos.

Com a manutenção preditiva, as indústrias conseguem descobrir e antecipar falhas e variações de desempenho nos equipamentos em tempo real. 

 

Além disso, também conseguem otimizar toda a produção, pois a implementação da manutenção preditiva faz com que as empresas deixem de usar materiais que perderam importância diante da tecnologia, como os papéis, por exemplo.

 

Neste artigo, reunimos as principais inovações que a indústria utiliza para aumentar a produtividade das operações e reduzir as despesas. Confira:

 

Manutenção Preditiva: como reduzir despesas?


Gestão digital


A principal lição que a manutenção preditiva passa aos interessados em implementar esse sistema é a necessidade de informatizar todos os processos. Esta nova era digital no setor industrial traz a otimização dos recursos e a redução de custos.

 

Toda a tecnologia disponível deve ser aproveitada pelas indústrias, como a substituição de papéis e tarefas mecânicas por aplicativos e computadores.

As empresas que investem em manutenção preditiva atribuem qualificação à equipe, que passa a exercer atividades estratégicas no dia a dia.


Estoque


A manutenção preditiva online fornece recursos tecnológicos que permitem controlar o estoque de produtos de maneira 100% online.Essa iniciativa minimiza o desperdício de material e evita compras desnecessárias.

 

Com o uso da internet industrial, as companhias do setor têm acesso a informações detalhadas sobre todos os processos e as suas etapas, desde a produção até a entrega. Ao implementar um sistema que torna a produção mais rápida, o resultado aparece como forma de economia de recursos em todas as esferas.

 

Gastos em manutenção


Ao adotarem a manutenção preditiva, as indústrias conseguem reduzir significativamente os custos de manutenção dos seus equipamentos.Isto acontece principalmente porque as máquinas estão sendo monitoradas e cuidadas para que a vida útil de cada uma seja cada vez maior.

 

A manutenção preditiva detecta toda e qualquer mudança de desempenho que possa se tornar uma falha grave. O melhor de tudo é que, normalmente, é possível corrigir eventuais erros sem precisar interromper a produção.


Produtividade qualificada


O diagnóstico da manutenção preditiva consegue identificar possíveis erros antecipadamente, evitando qualquer incidência sobre a qualidade do produto final e, consequentemente, o desperdício de material não condizente com o padrão.

Estudos indicam que a indústria que utiliza as diversas técnicas de manutenção preditiva atinge um aumento de até 50% na produção se comparada às fábricas tradicionais.


Produção segura


Quando a manutenção preditiva é adotada por uma indústria, em pouco tempo percebe-se que a metodologia reduz drasticamente a manutenção de emergência dos equipamentos.

 

 

A linha de produção passa a ter períodos predefinidos para realização de manutenção e isso minimiza as interrupções desnecessárias do maquinário.

Outra vantagem para a produção industrial é que, quando há uma irregularidade no equipamento, um diagnóstico mostra a origem e a gravidade do problema para que o reparo seja o mais assertivo possível.


Vida útil


Assim como a manutenção preditiva consegue prolongar a vida útil de todos os componentes de uma máquina, ela também pode prever o tempo médio de utilização de cada um.

 

A vantagem é que a empresa consegue ter maior controle sobre a real situação de cada máquina e isso evita gastos desnecessários com novas peças.

Desta forma, o gestor da indústria pode antecipar um tempo médio para a ocorrência de novas falhas na operação.

 

Segurança


A manutenção preditiva estabelece maior segurança para todo o processo industrial, ela inclusive reduz riscos reais para a saúde física do trabalhador.

 

As técnicas de manutenção preditiva fornecem todos os dados necessários sobre as condições reais das máquinas em relação a desgastes ou degradação de peças.

 

Motivos para adotar a manutenção preditiva

Essas são as principais pautas de inovações tecnológicas usadas na manutenção preditiva e que podem ajudar a reduzir as despesas das indústrias e aumentar a sua produtividade.

 

Neste artigo, nossa intenção foi de apresentar evidências de que o monitoramento periódico dos equipamentos exige menos recursos financeiros e evita gastos emergenciais para a correção de falhas na produção.

 

Quem vem adotando a manutenção preditiva como metodologia , está verificando que é a melhor forma de potencializar a eficiência da indústria e atingir o equilíbrio entre os gastos e as despesas da operação.

 

O que você acha destas razões? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar! E, se quiser saber mais sobre como funciona um sistema de Manutenção Preditiva, clique aqui e descubra o iMachine!

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Social Icon