Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

CONTATO

imachine techplus
Please reload

Posts Recentes

4 Vantagens da Manutenção Preditiva na Nuvem

8/14/2018

Recorrência, agilidade, transparência e segurança. Conheça as vantagens da manutenção preditiva na nuvem.


A manutenção preditiva é uma excelente maneira de conhecer profundamente o comportamento e o estado dos equipamentos com o objetivo de detectar falhas, prever a vida útil e analisar os recursos dispostos na linha de produção.

 

Atualmente, as empresas estão percebendo os benefícios desta metodologia, e estão começando a investir em soluções de manutenção preditiva na nuvem devido ao impacto positivo na eficiência operacional de uma fábrica e à influência significativa no resultado final dos custos de manutenção industrial.

 

Um dos grandes benefícios desse investimento é a redução do tempo de coleta de dados dos equipamentos. Descrevemos abaixo os fatores que impactam diretamente este trabalho. São eles:

 

Quais fatores influenciam o tempo de coleta de dados tradicional?

 

  • Espaço: em algumas fábricas, as construções são compostas por vários prédios ou unidades. Fazer levantamento de dados de manutenção em todos os equipamentos pode demorar dias dependendo do tamanho da indústria, utilizando mais recursos de mão de obra do que o esperado. 

  • Segurança: existem alguns procedimentos de segurança industrial que exigem o esvaziamento do local para posterior medição ou análise (usinas siderúrgicas, sal de prensas ou de tratamento térmico etc.).

  • Disposição dos equipamentos: às vezes, alguns equipamentos estão em locais de difícil acesso ou requerem certas precauções para serem acessados.

  • Equipe de trabalho: para poupar o custo de mão de obra, algumas empresas reduzem a quantidade de pessoas cuja função é realizar as medições. Neste caso, quanto maior for a quantidade de equipamentos a serem mensurados, maior será o tempo para coletar e analisar os dados.

  • Terceirização não-exclusiva: algumas empresas são contratadas para realizar o serviço de medição, e a frequência com que isso acontece pode variar dependendo do tipo de contrato firmado. Um problema é a exclusividade de especialistas com fornecedores terceirizados: a análise é realizada dentro do cronograma estipulado, e não de acordo com a real necessidade do contratante. 

  • Uso de amostragem: algumas medições acontecem por amostragem, ou seja, há uma probabilidade de erro e acerto na análise. Dependendo do tempo disponível para realizar as medições, maior a probabilidade de acerto, porém há uma maior demora no tempo de entrega dos resultados.

 

 

Todos esses fatores tornam o tempo de medição exagerado, o que pode não corresponder com a realidade e a necessidade da empresa. A solução ideal é que as análises sejam feitas no menor tempo possível entre as coletas de dados ou até mesmo em tempo real. 

 

Felizmente, com o auxílio de cloud computing, inteligência artificial e sistemas integrados, tudo isso é possível.

 

Então, quais as vantagens da manutenção preditiva online?

 

#1. Tempo real
Ao automatizar a coleta de dados com auxílio dessas tecnologias, é possível obter leituras e medições atualizadas a cada 15 minutos ou até mesmo em tempo real. 

Além disso, é possível ter um acesso seguro a essas informações remotamente, o que permite um maior controle sobre a produção, à distância e a qualquer momento.

 

#2. Foco na análise

Após a instalação e formatação dos medidores, sensores e outros equipamentos necessários para a coleta de dados, o foco torna-se apenas a análise das informações. 

 

Reduz-se tempo, mão de obra e custos com a contratação de uma equipe especializada apenas em realizar medições.

 

#3. Compartilhamento

O compartilhamento de dados também permite uma análise profunda feita por especialistas de áreas diferentes, por meio da qual é possível alcançar um melhor resultado do estudo. 

 

Como as informações estão em uma plataforma fora das instalações da empresa, há um menor risco de perda de dados ou de manipulação de resultados, o que proporciona maior transparência e segurança aos gestores da empresa.

 

#4. Dados uniformes

Com um sistema integrado de medição preditiva, os dados coletados podem ser analisados individualmente ou em conjunto com outras variáveis, criando uma linha do tempo consistente e útil para ações de curto e longo prazo. 

 

Com a inteligência artificial aliada ao processo, é possível reconhecer falhas com maior antecedência, o que permite maior controle sobre ações reparadoras e custos emergenciais.

 

 

Ainda existem alguns obstáculos tecnológicos a serem superados, mas ainda assim acreditar na manutenção preditiva in cloud será parte essencial da indústria 4.0.

 

Todas as empresas que olharem para sistemas e processos de manufatura e manutenção cada vez mais automáticos poderão se beneficiar de uma enorme vantagem competitiva, elevando sua fábrica para um novo conceito de produtividade e eficiência.


Para conhecer mais sobre as infinitas possibilidades de obter maior controle sobre a produção da sua empresa, acesse o site do iMachine e conheça o sistema online de manutenção preditiva ideal para o seu negócio!
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Social Icon