Rua Fernão Pompeu de Camargo, 362
Jardim do Trevo – CEP 13041-025

Campinas – SP
Fone: 19 3772-3800 / Fax 19 3772-3806
itech@techplus.com.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

CONTATO

imachine techplus
Please reload

Posts Recentes

Como avanços tecnológicos afetam a indústria?

9/11/2018

Assim como a sociedade, a indústria também é impactada fortemente pelas contínuas evoluções tecnológicas. Robótica, nanotecnologia e virtualização são alguns instrumentos da evolução da manufatura. Sua empresa está preparada para eles?
 

 

As alterações sociais baseadas na evolução tecnológica têm se mostrado um dos principais pilares das mudanças sócio-econômicas das últimas décadas. A tecnologia exponencial se revela cada vez mais presente nos escritórios, nas casas e no dia a dia. 


Muitas são as inovações que foram facilmente incorporadas pela sociedade: a instantaneidade da comunicação, a velocidade da troca de dados, a colaboração em prol da facilidade na resolução de problemas etc. Será que a indústria está acompanhando essas transformações?


A primeira revolução industrial proporcionou agilidade e rapidez na manufatura com a criação e utilização das máquinas a vapor, facilitando o trabalho. Já a segunda revolução, no período pós-guerra, trouxe o fordismo e o taylorismo, responsáveis pela produção em série e pela separação do trabalho manual e intelectual. 


A terceira revolução industrial trouxe a tecnologia em ascensão e a mão de obra especializada com o objetivo de otimizar os processos de manufatura. Na segunda metade do século XX, surgiu no Japão o Toyotismo, que definiu a flexibilização da produção. O trabalho horizontalizado baseado em cooperação, co-participação e terceirização de serviços passou a oferecer uma maior otimização dos processos, visando sempre à redução de custos e à manutenção da produção. 


Dois conceitos amplamente utilizados foram o Kaizen (modo operacional com objetivo de produzir ininterruptamente) e o Genchi Genbutsu (análise das fontes dos processos de produção realizada para identificar problemas no fluxo). 
Após a difusão desses conceitos no Japão, o Kaizen e o Genchi Genbutsu tornaram-se padrão em diversas indústrias ao redor do mundo. 


A indústria 4.0
Com o surgimento da indústria 4.0, a tecnologia tornou-se essencial para atender às demandas cada vez mais crescentes e customizadas. O uso da internet das coisas (IoT) para maior controle e monitoramento tornou-se vital para a manutenção preditiva e a otimização de recursos. 


De acordo com a SAP, existem cerca de 25 bilhões de “coisas” conectadas à internet. O levantamento aponta que esse número deve dobrar até 2020, sendo que boa parte dessas “coisas” serão equipamentos industriais. 


Neste contexto, os desafios de manter a privacidade, enfrentar a espionagem industrial e proteger os dados contra violações são as maiores preocupações que surgem com o crescimento das fábricas inteligentes. 


A criptografia, o treinamento especializado e os avanços de algoritmos de segurança são algumas soluções em constante desenvolvimento. 


Recursos humanos
Com evoluções tecnológicas cada vez mais rápidas, é imprescindível que a especialização da mão de obra atenda às expectativas dessas transformações. 
O professor do MIT Erik Brynjolfsson afirmou que as tecnologias estão evoluindo de forma desproporcional às competências dos colaboradores e à estrutura das empresas. Ou seja, há a necessidade de rever o modelo de trabalho atual.

 
Além de mais qualificação, é preciso uma equipe cada vez mais enxuta e descentralizada para atuar em postos de trabalho cada vez mais especializados, inclusive no chamado “chão de fábrica”. 


A revolução na sociedade
O Da Vinci, um robô que atua como as mãos robóticas de um médico, foi uma das grandes revoluções na saúde em meados de 2011. A máquina proporciona ao cirurgião mais precisão nos movimentos, além de poder ser operada remotamente. 
A Boston Dynamics tem criado continuamente diversos robôs com uso da inteligência artificial com o objetivo de criar soluções que possam ser usadas tanto pelo exército quanto pelo cidadão comum.  

 

 


Esses são alguns exemplos de como a robótica e a inteligência artificial podem auxiliar o dia a dia. Agora, imagine — em escala industrial — as possibilidades que os avanços tecnológicos podem proporcionar ao seu negócio. 


A expectativa de otimizar, transformar e revolucionar a forma de produção com o uso da tecnologia é cada vez mais uma realidade. Cabe à visão do empreendedor entender como usufruir dessas transformações no seu próprio negócio. 


Você está preparado para estas mudanças e evoluções? Conte para gente sua opinião através dos comentários!
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Social Icon