top of page
Posts Recentes

Manutenção Preditiva: como as empresas estão se beneficiando?

Veja como as gigantes do mercado industrial estão aplicando a manutenção preditiva em suas operações e obtendo resultados importantes no setor.

Manutenção Preditiva: como as empresas estão se beneficiando?

Existe um ditado que diz que só se deve acreditar em alguma coisa depois que você a vê, que é o famoso “ver para crer”. No setor industrial não é diferente: toda mudança que possa trazer algum impacto para a linha de produção deve ser baseada em dados, estudos e provas.

Hoje em dia, muitas das principais empresas do mundo investem cada vez mais em maneiras de manter a produtividade e conservação dos equipamentos.

Mas, assim como no ditado acima, antes de chegar no chão da fábrica, nada melhor que ver para crer, certo?

Empresas que são exemplo na Indústria 4.0

Atualmente a manutenção preditiva já é uma realidade para grandes corporações reconhecidas mundialmente e elas podem servir de modelo para companhias que investem ou que querem melhorar os cuidados na sua linha de produção.

Ao evitar essas rupturas e até mesmo conseguir prever quando elas vão acontecer, a operação dessas empresas tende a evoluir cada vez mais. Portanto, nesse artigo veremos o que três players deste setor estão fazendo para melhorar a conservação do seu patrimônio industrial.

Analytics, Machine learning e IoT

Para os gestores e profissionais da indústria, essas palavras já começam a fazer certo sentido. A Braskem, empresa nacional do setor químico e petroquímico, acaba de investir em soluções para diminuir custos na operação.

À princípio, a companhia fará a implementação da manutenção preditiva em 20% dos equipamentos, com previsão de 100% para os próximos três anos. Um dos principais gastos nesta área é a manutenção dos equipamentos e as perdas causadas justamente por ela.

Isto é, a cada parada repentina na linha de produção o impacto vai direto para os ativos da empresa.

O que será feito?

Com a implementação do “Plano Plurianual da Transformação Digital para Manutenção Preditiva”, a expectativa é melhorar a eficiência usando as tecnologias disponíveis.

De acordo com a empresa, ferramentas como analytics, machine learning e a Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things) poderão reduzir os custos de manutenção em até 25% e perdas de produção em até 30% para. A grande sacada das novas soluções da indústria é aumentar a vida útil das peças de maquinário.

Isto é feito com tecnologia capaz de coletar dados que podem prever a quebra dos equipamentos com antecedência. Assim, o gestor consegue extrair o máximo da capacidade de produção e ainda evita a troca precoce das peças.

Conservação das máquinas

Outra gigante do setor industrial brasileiro também investe em inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e analytics. A Votorantim apostou em um assistente virtual criado para tirar dúvidas dos colaboradores sobre TI.

Além disso, as máquinas possuem sensores que monitoram em tempo real seu comportamento. Ou seja, a partir de tecnologias como inteligência artificial, o departamento de TI se mantém conectado com toda a organização.

Conservação de performance

Já o SAS (Statistical Analysis System), empresa de Business intelligence, monitora os sensores e sistemas de performance de um prédio inteiro em tempo real.

Trata-se da sede da companhia inaugurado recentemente, chamado Global Education Center. Lá foram implementadas as últimas inovações em inteligência artificial e machine learning para melhorar a performance da empresa.

Para tanto, o prédio inteiro conta com sensores de IoT conectados aos refrigeradores, geradores e controladores de ar. Além disso, o monitoramento inclui otimizar o uso de água e energia e identificar problemas nos equipamentos.

Empresas no mundo inteiro e também no Brasil estão investindo cada vez mais em tecnologia. E você, o que tem feito? Descubra o que o i-Machine pode fazer por sua empresa!

Siga-nos
Tags
Arquivos
  • Facebook Social Icon
bottom of page